Como Garantir Seu Futuro Financeiro: 7 Dicas para Freelancers

O baixo bem-estar financeiro é uma grande preocupação para os freelancers, de acordo com novas pesquisas. Mas, com um planejamento cuidadoso e bons hábitos financeiros, você pode garantir seu futuro financeiro e se concentrar em fazer o que faz melhor.

De acordo com a Associação dos Profissionais Independentes e dos Trabalhadores Autônomos, 77% dos freelancers estavam preocupados que o dinheiro que eles têm não durasse. E, mais de um terço (36%) não se sentem seguros em seu futuro financeiro.

Essas preocupações estão prejudicando o desempenho com metade (51%) relatando que se sentem ansiosos ou estressados com as finanças, 34% dizendo que perderam o sono e um em cada três (33%) relatando falta de confiança.

Preocupantemente, isto pode significar que o trabalho por conta própria não é sustentável para alguns.

O relatório Caminho para a Prosperidade constatou que 45% tinham considerado desistir do trabalho por conta própria, e 44% afirmaram que tinham ocupado um trabalho que normalmente não considerariam para fazer face às despesas.

Isso soa familiar?

Infelizmente, renda irregular e atraso ou não pagamento pode tornar difícil para os freelancers manter-se em cima de suas finanças.

Mas não é impossível.

Com um planejamento cuidadoso e bons hábitos financeiros, você pode melhorar seu fluxo de caixa e garantir seu futuro financeiro.

Veja como:

1. Previsão para Vários Cenários

empreendedor

A previsão de fluxo de caixa pode ser uma ótima maneira de monitorar seu fluxo de caixa e identificar quaisquer lacunas de fluxo de caixa futuras.

Infelizmente, como os números necessários são baseados em previsões em vez de números reais, muitos freelancers podem achar esse processo desafiador, especialmente quando os ganhos podem diferir muito a cada mês.

Uma boa maneira de neutralizar essa incerteza é prever vários cenários.

Use dados históricos para encontrar um cenário médio ou adivinhe um cenário básico se for recém-empregado por conta própria.

Em seguida, crie um cenário com vendas 10% mais altas e outro com 10% mais baixas.

Você pode querer alterar as porcentagens ligeiramente se você costuma ver grandes desvios nas vendas.

Isso dará uma indicação dos melhores e piores resultados de qualquer mês e mostrará como suas finanças podem ser impactadas.

2. Atualize Regularmente Seu Orçamento

Você tem um orçamento de negócios?

Muitos freelancers não o fazem e até mesmo aqueles que o fazem muitas vezes não o usam em seu pleno efeito.

Quando usado corretamente, um orçamento de negócios pode ajudá-lo a definir metas, acompanhar seu progresso e economizar dinheiro para garantir seu futuro financeiro.

Mas na economia turbulenta de hoje, com tanta incerteza e atrasos de pagamento, simplesmente ter um orçamento não é suficiente.

Ele precisa ser um documento vivo e respirável que se adapte ao seu negócio.

Assim, cada vez que suas projeções de fluxo de caixa mudarem, você deve atualizar seu orçamento para refletir com precisão seu negócio e suas necessidades em constante mudança.

Isso garantirá que seus recursos de orçamento e economia permaneçam estáveis mesmo quando sua renda oscila.

3. Monitore Seus Gastos

monitorando gastos

As saídas podem ser facilmente montadas, por isso, embora possa ser demorado, sempre certifique-se de que monitoriza os seus gastos de forma eficaz.

Primeiro, analise todas as despesas e considere o impacto que isso está a ter no seu desempenho.

Se não está contribuindo para o seu sucesso, agora ou a longo prazo, provavelmente é dinheiro desperdiçado.

Não se esqueça das pequenas despesas neste processo. Todos esses pequenos custos rapidamente se somam para se tornar uma grande despesa.

Em seguida, priorize todos os seus gastos dividindo-os em despesas essenciais, como folha de pagamento, contas e impostos, e custos não essenciais, que não são necessários para o seu sucesso.

Em seguida, classifice-os em ordem de importância.

Isso garante que as despesas mais críticas vêm em primeiro lugar e os outros podem ser colocados de lado até que você esteja em uma posição de alarde sem comprometer suas finanças.

4. Lutar Contra Atraso e Não Pagamento

Outras pesquisas recentes do IPSE descobriram que 43% dos freelancers fizeram um trabalho pelo qual não foram pagos, um número que aumenta para 58% entre os jovens de 18 a 24 anos.

Combine isso com as chocantes estatísticas de pagamentos atrasados que agora são comuns e não é surpreendente que muitos freelancers estejam tendo dificuldade em gerenciar suas finanças.

Isso destaca a importância crescente de implementar uma estratégia eficiente de gerenciamento de crédito para reduzir o impacto que o atraso ou o não pagamento pode ter em seu fluxo de caixa.

Há uma série de estratégias que você pode implementar ao longo do ciclo de crédito para ajudá-lo a lutar contra essas práticas de pagamento precárias.

Tente usar formulários de abertura de conta, verificações de crédito e pesquisas on-line para garantir que você só trabalha com pessoas que podem e pagarão por seus serviços.

Além disso, atualize seus termos e condições e suas faturas para incluir seu procedimento de pagamento atrasado para que seus clientes saibam que o pagamento ruim não será tolerado desde o início.

E então, se uma fatura for vencida, considere usar todas as ferramentas disponíveis para você, como cobrar juros de mora ou terceirizar a dívida para uma agência de cobrança de dívidas comercial para incentivá-los a pagar mais cedo ou mais tarde.

Se você não tem tempo ou recursos para dedicar ao controle de crédito eficaz, você pode se beneficiar de terceirizar essa tarefa para os especialistas.

Embora isso venha a um custo, muitas vezes será consideravelmente menor do que o que você pode perder por não pagamento se você não tiver qualquer ajuda em tudo.

5. Tenha sempre um plano B

plano b

Mesmo os freelancers mais preparados podem encontrar seu futuro financeiro ameaçado quando de repente apresentados com um atraso de pagamento ou despesas inesperadas.

É por isso que é vital que você sempre tenha um plano de reserva.

Em primeiro lugar, sempre que você se encontra com lucros em excesso, é boa prática reservar parte disso para emergências ou períodos de renda lentos.

Além disso, certifique-se de ter seguros adequados para mitigar quaisquer potenciais desastres e limitar os danos ao seu negócio e às suas finanças.

Além disso, muitas vezes é aconselhável considerar fontes alternativas de financiamento para que, se ocorrer uma crise, você já tenha as informações disponíveis e possa tomar decisões rápidas para proteger seu futuro financeiro.

É uma boa idéia revisitar essas informações regularmente, pois as opções financeiras mais adequadas para você mudarão à medida que seu negócio e o mercado evoluem.

6. Considere seu financiamento

Ao começar, muitos freelancers autofinanciam seus negócios ou buscam ajuda financeira de sua família ou amigos. Embora esta possa ser uma boa maneira de começar com riscos limitados, muitas vezes não é muito sustentável a longo prazo.

Da mesma forma, aqueles que procuram financiamento externo muitas vezes asseguram uma facilidade e, em seguida, mantê-las, mesmo quando já não é adequado às suas necessidades.

Embora possa parecer que qualquer fonte de financiamento está ajudando no seu futuro financeiro, na realidade, ter o financiamento errado no lugar pode realmente estar fazendo mais mal do que bem.

É por isso que é vital considerar cuidadosamente o seu financiamento.

Com tantas opções para escolher, encontrar a instalação mais adequada para suas necessidades pode ser um desafio, mas há ajuda disponível. Por exemplo, um bom corretor financeiro comercial pode ajudar com esse processo. Eles terão tempo para conhecer seu negócio e suas ambições e, em seguida, usar seu amplo conhecimento do mercado para destacar as soluções mais adequadas para suas necessidades.

7. Não Demore.

futuro financeiro

Com tantas coisas para pensar e sem saber onde recorrer para apoio, muitos freelancers adiam fazer qualquer coisa para garantir seu futuro financeiro.

Mas isso só está aumentando o problema.

A pesquisa mostra claramente como as preocupações com dinheiro podem ser prejudiciais, então não espere para colocar suas finanças em forma.

Comece a tomar as medidas agora para garantir que suas previsões, orçamentos e gastos permaneçam nas melhores condições possíveis para permitir que você atinja seus objetivos.

POST REPLY