7 DICAS DE GERENCIAMENTO DE TEMPO PARA ESTUDANTES ONLINE

Mais estudantes do que nunca estão se voltando para a aprendizagem on-line para promover sua educação. Na verdade, estudos indicam que cerca de um terço de todos os alunos estão fazendo pelo menos um curso online. Dado os benefícios da aprendizagem on-line, como flexibilidade adicional, perspectivas mais amplas e colaboração aprimorada, é fácil ver por que tantos alunos são atraídos para aulas virtuais.

Para os alunos que são novos na aprendizagem online, como aqueles afetados pelo encerramento escolar devido à pandemia COVID-19 ou aqueles que simplesmente querem fazer uma mudança, a transição para a aprendizagem online pode demorar algum tempo para se acostumar.

E, se você está se ajustando a um programa on-line em tempo integral ou equilibrando escola e trabalho, é fundamental ser capaz de gerenciar seu tempo de forma eficaz.

Quer tenha optado por prosseguir a aprendizagem online ou tenha sido empurrado para ela, existem competências essenciais que necessitará para tirar o máximo partido da sua educação online, incluindo a gestão do tempo.

A Importância da Gestão do Tempo para os Alunos

Uma das habilidades mais valiosas que você pode ter como um estudante on-line é a gestão eficaz do tempo. Quanto melhor você gerenciar seu tempo, mais fácil é alcançar seus objetivos. Todo mundo tem as mesmas 24 horas em um dia, o que significa, não é sobre quanto tempo você tem, mas quão bem você pode gerenciá-lo.

Isso é especialmente importante para estudantes on-line, que muitas vezes trabalham em tempo integral, cuidando da família ou fazendo malabarismo com outros compromissos. Sem a camaradagem de uma classe para motivá-lo ou ter um horário definido em que você precisa estar no campus, uma gestão eficaz do tempo é crucial para ajudar você a se manter focado.

A gestão eficaz do tempo não só ajuda na sua aprendizagem, mas também pode torná-lo mais produtivo no trabalho e na sua vida pessoal. Se você quer concluir com sucesso seu diploma online, é crucial encontrar um bom sistema para usar.

Abaixo estão sete dicas de gerenciamento de tempo para ajudá-lo a ficar à frente do seu curso.

Dicas de Gestão de Tempo para Estudantes Online:

1. Planeje com antecedência.

agenda

Sua agenda agitada, combinada com distrações diárias, pode facilmente atrapalhar as tarefas. Os melhores alunos online sabem como reservar tempo para se concentrar. Isso inclui ter um tempo e espaço de trabalho consistentes, ajustar essas distrações e evitar navegar na Internet.

Apesar da flexibilidade de ser um estudante online, é importante ter um envolvimento frequente com seus estudos ao longo da semana. Forneça tempo suficiente para espaciar suas leituras, atribuições e discussões on-line necessárias.

Considere comprar um calendário que você pode usar para planejar suas tarefas diárias e semanais, destacando:

  • Atribuições devidas, incluindo rascunhos e envios finais;
  • Atividades relacionadas ao seu programa, como encontros de grupos de estudo ou eventos de networking no campus;
  • Horário de expediente virtual ou presencial com professores e conselheiros.

Vou compartilhar um cronograma de como uma semana típica pode ser:

  • Segunda-feira – Começar as leituras necessárias e a multimídia;
  • Terça-feira – Continuar revisando materiais;
  • Quarta-feira – Post para fórum de discussão e começar atribuições;
  • Quinta-feira – Continue postando e trabalhando em atribuições;
  • Sexta-feira – Leia e responda a postagens e trabalhe em atribuições;
  • Sábado – Leia e responda a postagens e termine as atribuições;
  • Domingo – Verifique o seu trabalho e envie as tarefas.

2. Não faça multitarefa.

multitarefa

Evite multitarefas, o que pode realmente diminuir sua produtividade. Concentre-se em uma tarefa de cada vez, foque apenas na tarefa específica em questão, seja estudando para um exame, lendo um livro didático, enviando um e-mail para um professor ou participando de um fórum online.

Organize suas tarefas em ordem de importância e preste atenção às três ou quatro tarefas cruciais que exigem o maior esforço.

Se precisar de ajuda para manter o foco, considere criar listas usando uma ferramenta de gerenciamento de projetos, como Trello ou Smartsheet, para ajudar a organizar tarefas. Se você preferir uma lista de tarefas tradicionais, então veja cadernos digitais como Todoist, Wunderlist ou Evernote.

Por fim, concentre-se no que precisa ser feito no presente e evite qualquer coisa muito distante. Se for uma tarefa pequena que você não precisa abordar por várias semanas, coloque-a no calendário para focar quando o prazo estiver mais próximo.

3. Configure seu escritório virtual.

cafeteria

Quer estude em casa ou no seu café local, é importante trabalhar no cenário ideal necessário para completar o seu trabalho. Verifique se há internet de alta velocidade e se você está em um espaço confortável com a iluminação, o som e o fundo certos.

Por exemplo, algumas pessoas preferem trabalhar com fones de ouvido, enquanto outras preferem silêncio ou um plano de fundo ambiente com pessoas conversando silenciosamente. Sente-se em uma cadeira confortável e certifique-se de que a iluminação não está muito fraca. Feche as janelas do navegador e guarde o telefone.

Juntamente com esses elementos, certifique-se de ter todos os materiais necessários, como livros didáticos e software específico do setor. Configure o máximo que puder antes do tempo para continuar trabalhando com seu curso.

4. Bloqueie distrações.

bloqueie distrações

Certifique-se de evitar navegar na web excessivamente. É fácil se distrair com as notícias ou seu site favorito de fofocas de celebridades. Mantenha-se focado e evite o Facebook, o Twitter e outras ferramentas de mídia social quando precisar se concentrar em seus estudos.

Se você está lutando para manter o foco, então considere o Método Pomodoro. Essa técnica ajuda com a produtividade, organizando como você trabalha para aumentar a eficiência. A ferramenta baseia-se em sessões de trabalho de 25 minutos, otimizando seu tempo para se concentrar em seus estudos on-line. A melhor maneira de usar esse método é:

  • Defina um temporizador para 25 minutos e trabalhe ininterruptamente para o período programado;
  • Faça uma pausa de cinco minutos para tomar um café, verificar e-mails ou fazer outra coisa;
  • Depois de completar quatro sessões de trabalho, aproveite uma pausa mais longa de 15 minutos.

Se você ainda está lutando com procrastinação, baixe um bloqueador de sites para suas sessões de Pomodoro. Freedom, KeepMeOut e Switcheroo minimizam a navegação online e permitem que você siga suas tarefas diárias. Com essas ferramentas, você pode bloquear todos os sites ou redirecionar seus sites favoritos para a página inicial da sua escola.

5. Recompense a si mesmo

donuts

É importante recompensar-se após um trabalho bem feito, a fim de evitar o esgotamento. Caso contrário, será difícil se concentrar nas tarefas mais simples.

Você pode se recompensar celebrando suas conquistas e se deliciando com algo que você realmente gosta, seja assistindo seu programa favorito na Netflix ou saindo para um jantar e um filme. Se você está trabalhando em uma tarefa por vários meses seguidos, então tire uma semana de folga quando terminar.

6. Crie um equilíbrio.

Além de se recompensar, também é importante encontrar um equilíbrio entre o curso e suas outras obrigações, especialmente se você estiver fazendo malabarismo entre escola e trabalho.

Para ajudar a criar um equilíbrio eficaz e evitar se queimar, certifique-se de priorizar o seu tempo de forma a permitir que você se concentre na escola, no trabalho e na sua vida pessoal quando precisar.

Criar um cronograma previsível pode ajudá-lo a entrar em uma rotina que funciona para o seu estilo de vida e permite dedicar toda a sua atenção a cada aspecto da sua vida em um determinado momento.

7. Tenha uma boa noite de sono.

dormindo

O sono é essencial para descansar seu corpo e manter sua mente fresca para o dia seguinte. Tente descansar de sete a oito horas por noite. Puxar todas as noites é menos produtivo do que estudar de forma consistente. Inclua o sono em sua agenda, e você pode colher enormes recompensas.

Assumindo o controle de sua educação on-line:

Inscrever-se em um programa de graduação on-line é uma ótima maneira de melhorar sua educação e, finalmente, avançar em sua carreira, mas cabe a você assumir o controle de seu aprendizado para que você possa tirar o máximo proveito de suas aulas.

Um componente-chave para fazer isso é empregar estratégias eficazes de gerenciamento de tempo para manter o controle de suas responsabilidades.

Por mais importante que seja ser um bom aluno, encontrar um programa online que se adapte às suas necessidades também é fundamental para o sucesso. Ao escolher um programa de graduação on-line, certifique-se de fazer sua pesquisa e entender como o conteúdo e a estrutura dos cursos se alinham com seus próprios objetivos.

Se o avanço na carreira é o seu objetivo final, por exemplo, um programa que valorize a colaboração e a rede pode ser uma boa opção.

Ao escolher o programa certo para atender às suas necessidades e assumir o comando do seu aprendizado, você pode se preparar para o sucesso da aprendizagem online.

POST REPLY